OFERTAS EXCLUSIVAS EM NOSSO FACEBOOK

LOJA DE CAMISAS VITRINEPIX

domingo, 19 de maio de 2013

TOUCH SCREEN - TELAS CAPACITIVAS, RESISTIVAS OU DE ONDAS ACÚSTICAS

Telas sensíveis ao toque

iPad 2: tela capacitiva -  Imagem por Apple 

   As telas sensíveis ao toque já existem há muito tempo, porém nos últimos anos são predominantes no mercado e ganharam popularidade com a chegada dos smartphones e tablets. Também conhecida como touch screen, o uso desta tecnologia é feita por uma caneta especial que chamamos de stylus, ou através dos dedos, o usuário executa ações por meio de toques na tela.

Para que isso funcione existem tipos diferentes em telas.

 

 

TELAS RESISTIVAS

   Foram as primeiras à chegarem no mercado e utilizam principalmente a caneta especial stylus, embora possa também utilizar a ponta dos dedos. 

 A tela possui duas lâminas bastante finas sobrepostas, havendo um espaço bastante pequeno entre elas, e uma camada resistente a riscos é colocada por cima de todo o conjunto. Quando um toque é realizado na tela, as duas lâminas se tocam naquele ponto, causando uma mudança na corrente elétrica que passa por ali. Esta alteração é identificada e suas coordenadas são repassadas para o aparelho em si, que executará a tarefa relacionada.

O custo de fabricação são mais baratos e mais simples. Um ponto negativo da tela resistiva, as lâminas deixam a tela mais escura; além disso, podem não funcionar muito bem com toque a partir da ponta dos dedos; por fim, aplicações que exigem dois ou mais toques simultâneos geralmente não funcionam da maneira esperada com este tipo de tela.

As telas do tipo resistivas são menos sensíveis nas regiões próximas a borda da tela (são mais difíceis de deformar a tela nestas regiões), ok?

 

TELAS CAPACITIVAS

 Mais sofisticadas e mais caras, oferecem melhor experiência ao usuário. As telas capacitivas possuem uma lâmina que recebe carga elétrica. Quando o usuário toca na tela, a carga elétrica existente na ponta dos dedos causa uma alteração no campo elétrico presente ali. Com isso, o dispositivo é capaz de identificar os pontos que estão sendo tocados e executar a ação necessária. Ou seja, quando alguém clica no monitor com seu dedo, parte da carga é transferida para essa pessoa, de modo que a carga na camada capacitiva diminui. Esta diminuição é medida nos circuitos localizados em cada canto do monitor.

  Telas capacitivas são mais vantajosas: o usuário não precisa, necessariamente, exercer uma pressão na tela, tal como ocorre nas telas resistivas, bastando o toque; é possível utilizar múltiplos toques simultâneos; a tela não possui camadas que a deixam consideravelmente mais escuras, passando 90% da iluminação do monitor.

 Por outro lado, o usuário pode ter alguma dificuldade para usar a tela se estiver usando luvas, por exemplo. Além disso, aplicações que exigem uma stylus precisam que este dispositivo tenha em sua ponta algum material capaz de alterar o campo elétrico da tela.

 

TELAS DE ONDAS ACÚSTICAS

   Utilizam, posicionados ao longo da lateral da tela formando um eixo cartesiano na placa de vidro do monitor, dois transdutores (um receptor e um emissor). Ao posicionar sobre a tela seu dedo (ou outro obstáculo a passagem da onda, como uma caneta) há uma perturbação da onda que pode ser localizada pelo transdutor receptor.

Como neste tipo de tela sensível não há camada metálica, praticamente 100% da luz consegue atravessar o vidro, sendo esse tipo de tela a que apresenta melhor visualização de gráficos com muitos detalhes. Outra coisa a considerar é que, assim como as telas resistivas, o toque pode ser feito tanto com seu dedo como com materiais não condutores.

 

 

 

Fonte:

http://www.tecmundo.com.br

http://tioivys.blogspot.com.br

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário